A FORTE PRESENÇA DAS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS LITERÁRIAS EM TEXTOS DO RECANTO DAS LETRAS
É incrível quando percebemos a existência e a influência das escolas literárias (Quinhentismo, Barroco,Arcadismo, Romantismo,Realismo, Naturalismo,Parnasianismo,Simbolismo,Modernismo,Pós-Modernismo) em tempos atuais sobretudo presente nos textos do Recanto das Letras . Costumo pensar que esses estilos oriundos das escolas literárias exprimem-se em nosso recanto como ondas do mar, dessa forma vão e voltam, e às vezes invadem-nos levemente surpreendendo-nos ou com violência em alguns textos - tal qual a onda que chega abruptamente na beira da praia. A fim de ser mais clara, citarei como simples exemplo - o estilo barroco "que advém da palavra portuguesa homônima que significa pérola imperfeita ou por extensão jóia falsa" e tem como características: Conflito espiritual e temas opostos - "o homem barroco sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração dos valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material. tendo como figuras de melhor expressão a antítese e o paradoxo". Sendo citada essa questão do conflito espiritual e temas opostos podemos perceber essa influência em muitos autores devido a evidência talvez do meio em que estamos inseridos: um cenário de "globalização capitalista selvagem" - com a sua má distribuição de renda e inversaão de valores, onde o ter é o elemento em alta e o ser é o elemento que tenta sustentar-se a muito custo por alguns indivíduos. Penso que por essas razõe citadas anteriormente e talvez por outras encontremos textos voltados a vida material; "a existência de muitas religiões e grupos associados a levar uma vida mais consciente, respeitando regras de convivência numa sociedade semi-desajustada e a uma consciência da vida metafísica voltada a uma relação com um ser superior nomeado de acordo com a crença de cada indivíduo - que sustente ou nos faça compreender as causas e os efeitos de uma vida de trabalho, alegrias, beleza , tristeza e concorrência na qual estamos envolvidos diarimente. Dando continuidade a outras características elencadas no barroco temos também a Efemeridade do tempo - "o homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira. Assim é preciso pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta em um sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar; e se há pecado, não há salvação" . Essa característica do efêmero relacionada ao peso do pecado e ao preço da salvação- na contemporaneidade aparece, porém não se faz tão presente e tão certa, uma vez que o homem atual tenta conviver com seus erros e acertos de maneira mais equilibrada, além do que as ideias referentes a relação com uma força superior não se traduzem tanto quanto na época barroca como amor supremo: punição - vingança - correção de comportamentos. Comumente encontramos também o Cultismo em textos aqui em nosso recanto - que trata-se de uma "escrita com linguagem mais rebuscada, culta , extravagante; pela valorização de permonores mediante jogos de palavras. Nesta maneira de escrever encontramos metáforas, antíteses, hipérboles, hipérbatos, anáforas, paronomásias, entre outras". Para fecharmos com a chave correspondente as caracaterísticas barrocas encontramos também, porém em menor grau que as demais características citadas o Conceptismo - "característica que é marcada por um jogo de idéias, de conceitos seguindo um raciocínio lógico , racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada com elementos de uma lógica formal - onde a lógica e o raciocínio ocupam o lugar dos sentidos, impondo uma concisão, uma dedução formal e o uso de premissas". * Os trechos que correspondem aos conceitos do barroco, assim como de suas caracaterísticas estão presentes na apostila de Literatura Brasileira AVM- elaborada por Marcelo Whately Paiva. Renata Emily
Enviado por Renata Emily em 10/01/2014
Alterado em 11/04/2014 Copyright © 2014. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |